quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sementes da Paixão

Os agricultores familiares da região da Borborema desenvolveram uma serie de estratégias de uso e conservação das variedades de sementes locais. Este patrimônio genético formado por centenas de variedades de milho, feijão, feijão macassa, fava, mandioca, amendoim, coentro, jerimum, fruteiras, plantas forrageiras e outras é responsável pela maior capacidade de convivência com o semi-árido e pela segurança e soberania alimentar das famílias agricultoras. No estado da Paraíba estas sementesrecebem o nome de sementes da paixão pelo apego e carinho com que são plantadas e colhidas, a cada ano. Frente as ameaças colocadas para a conservação daagrobiodiversidade e às dificuldades de abastecimento de sementes, o Pólo Sindical daBorborema e a AS-PTA estimulam a organização de bancos de sementes comunitários para reforçar as estratégias familiares de estocagem. Atualmente há na região uma rede de 80 bancos de sementes com a participação de 3.200 famílias que armazenam anualmente um estoque de mais de 32 toneladas de sementes.

Qualidade de Sementes da Paixão é comprovada em pesquisas no Cariri Paraibano

Qualidade de Sementes da Paixão é comprovada em pesquisas no Cariri Paraibano

Na Paraíba, as sementes tradicionais, ou crioulas, receberam o nome deSementes da Paixão por serem fruto de uma longa trajetória de experimentação. Há várias gerações, os agricultores familiares do semiárido têm selecionado e utilizado aquelas sementes que mais bem se adequaram ao clima, ao solo e ao seu modo de vida e produção. Para eles, a qualidade de uma variedade não pode ser medida somente em termos agronômicos. Cada variedade atende a uma demanda específica das famílias.



Apresentação dos resultados dos campos de ensaio

Apresentação com os resultados dos campos de competição entre sementes da paixão e melhoradas da Embrapa



Semente da Paixão é tema de pesquisa participativa

Semente da Paixão é tema de pesquisa participativa

O clima do semiárido é caracterizado pela irregularidade de chuvas, que em geral se concentram num período de três a cinco meses intercalado por veranicos, quando a disponibilidade de água é bastante restrita. As famílias agricultoras da região há gerações vêm aprimorando suas técnicas de manejo para se adaptarem a essa realidade. Os estoques familiares e os Bancos de Sementes Comunitários (BSC) da Paraíba são exemplos dessas práticas consolidadas pelas comunidades rurais de convivência com o semiárido. Neles, depositam a riqueza do patrimônio genético das sementes crioulas, as chamadas Sementesda Paixão. Dessa forma, as famílias garantem a reprodução das variedades que melhor respondem às condições locais. Tornaram-se, portanto, portadoras de um conhecimento que, infelizmente, nem sempre é reconhecido.



Famílias marcham em defesa de suas sementes da paixão

Famílias marcham em defesa de suas sementes da paixão

Durante dois dias (18 e 19/03), agricultoras e agricultores do litoral ao sertão da Paraíba se uniram para debater e manifestar sua luta em defesa da preservação de suas sementes crioulas, patrimônio genético e cultural da agricultura familiar.



Paixão pelas sementes tradicionais é motivo de festa na PB

Paixão pelas sementes tradicionais é motivo de festa na PB

Mais de 1.400 pessoas são esperadas para esta quinta edição da Festada Estadual da Semente da Paixão, que será realizada nos dias 18 e 19 de março. Com o tema Guardiões da semente da paixão: em defesa daagricultura familiar camponesa, o evento organizado pelas entidades que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) reunirá agricultores e agricultoras de todas as microrregiões da Paraíba: Alto e Médio Sertão, Curimataú, Cariri, Agreste e Litoral.



Polo da Borborema faz levantamento das famílias guardiãs das sementes da paixão

Polo da Borborema faz levantamento das famílias guardiãsdas sementes da paixão

O Polo Borborema está fazendo o levantamento dos guardiões e guardiãs das sementes da paixão, com o apoio da AS-PTA. Essa organização de agricultores da região tem apoiado o funcionamento de mais de 60 bancos de sementes comunitários